Painel informativo.

- TRÊS VEZES ADMIRÁVEL pela grandeza de sua posição junto à Trindade, como filha predileta do Pai, Mãe do Filho e Esposa do Espírito Santo. Também por ser Mãe de Deus, Mãe do Redentor e Mãe dos Remidos.'

MISTERIOS DE

O Santo Rosário compreende a meditação dos vinte mistérios da Fé Católica, divididos em quatro grupos de cinco mistérios - denominados Terço - e nos leva diariamente ao estudo e meditação profunda da Palavra Sagrada da Bíblia e das passagens mais importantes do Evangelho. Aos mistérios originais, recentemente o Papa João Paulo II instituiu novas meditações, sendo que os mistérios do Santo Rosário são:
Mistérios Gozosos - Natalidade e crescimento de Jesus
Mistérios Dolorosos - Agonia, sofrimento e morte: Amor aos pecadores
Mistérios Gloriosos - Vitória, Salvação, Proteção
Mistérios Luminosos - A humildade, os milagres e o eterno Amor

VOCÊ É ESPECIAL!

Pesquisar neste blog

ORAÇÃO OFICIAL DO TERÇO DOS HOMENS MÃE RAINHA





Por que rezar o Terço?

O Rosário é, certamente, a prática de piedade que mais agrada a Nossa Senhora. É uma oração mariana que tem Cristo como centro, para o qual tudo se dirige. Na oração do rosário contemplamos o Rosto de JESUS com Maria. É fazer o caminho de JESUS, guiado pela mão carinhosa de Maria. Rezar o Santo rosário é como fazer comunhão, é alimentar-se da força que é o próprio JESUS. A Oração do terço é uma oração totalmente voltada para JESUS, pois nela meditamos a Vida de JESUS. Ao rezarmos o terço estamos totalmente em sintonia com JESUS e Maria, pois Maria foi o ser humano que mais contemplou o rosto de JESUS. Rezar o terço é contemplar o Rosto de JESUS com Maria.
Nossa Senhora pede em suas aparições: “Filhinhos rezem o terço todos os dias”.
Atendendo o pedido de Nossa querida Mãe o Terço dos homens iniciou a Peregrinação nas famílias.
Os grupos do terço dos homens Mãe Rainha da Capela do Menino Jesus de Praga no Conj. Santa Delmira, Capela de São Pedro Abolição IV e Capela de São Sebastião no Conj. Promorar deram inicio na noite de ontem 01/05/09 a peregrinação do Terço das famílias, durante todo mês de Maio visitarão uma casa por noite meditando os mistérios de nossa redenção, obedecendo a seguinte ordem, de 01 à 10 de maio o terço será realizado nas famílias do conjunto Promorar, de 11 à 20 nas famílias do Conj. Santa Delmira e 21 à 30 nas famílias do Conjunto Abolição IV. Convidamos todos os irmãos e irmãs a participar deste momento de devoção ao Imaculado Coração de Maria.

Vejam algumas fotos:












Como surgiu a oração do Santo Rosário


A oração do Santo Rosário surge aproximadamente no ano 800 à sombra dos mosteiros, como Saltério dos leigos. Dado que os monges rezavam os salmos (150), os leigos, que em sua maioria não sabiam ler, aprenderam a rezar 150 Pai nossos. Com o passar do tempo, se formaram outros três saltérios com 150 Ave Marias, 150 louvores em honra a Jesus e 150 louvores em honra a Maria.

No ano 1365 fez-se uma combinação dos quatro saltérios, dividindo as 150 Ave Marias em 15 dezenas e colocando um Pai nosso no início de cada uma delas. Em 1500 ficou estabelecido, para cada dezena a meditação de um episódio da vida de Jesus ou Maria, e assim surgiu o Rosário de quinze mistérios.

A palavra Rosário significa 'Coroa de Rosas'. A Virgem Maria revelou a muitas pessoas que cada vez que rezam uma Ave Maria lhe é entregue uma rosa e por cada Rosário completo lhe é entregue uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário a rosa de todas as devoções e, portanto, a mais importante.

O Santo Rosário é considerado a oração perfeita porque junto com ele está a majestosa história de nossa salvação. Com o rosário, meditamos os mistérios de gozo, de dor e de glória de Jesus e Maria. É uma oração simples, humilde como Maria. É uma oração que podemos fazer com ela, a Mãe de Deus. Com o Ave Maria a convidamos a rezar por nós. A Virgem sempre nos dá o que pedimos. Ela une sua oração à nossa. Portanto, esta é mais poderosa, porque Maria recebe o que ela pede, Jesus nunca diz não ao que sua mãe lhe pede. Em cada uma de suas aparições, nos convida a rezar o Rosário como uma arma poderosa contra o maligno, para nos trazer a verdadeira paz.

O Rosário é composto de dois elementos: oração mental e oração verbal.

No Santo Rosário a oração mental é a meditação sobre os principais mistérios ou episódios da vida, morte e glória de Jesus Cristo e de sua Santíssima Mãe.

A oração verbal consiste em recitar quinze dezenas (Rosário completo) ou cinco dezenas do Ave Maria, cada dezena iniciada por um Pai Nosso, enquanto meditamos sobre os mistério do Rosário.

A Santa Igreja recebeu o Rosário em sua forma atual em 1214 de uma forma milagrosa: quando a Virgem apareceu a Santo Domingo e o entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo. Desde então sua devoção se propagou rapidamente em todo o mundo com incríveis e milagrosos resultados.

O porquê de somente Homens

Todos nós, homens e mulheres nascemos com determinadas forças psíquicas que no nosso crescer terão um papel importante no futuro. Todavia este crescimento está condicionado à diferenças de mentalidade e do próprio meio ambiente onde ele se desenvolva. Estes fatores terão amanhã, grande importância na nossa maneira de ser e no nosso agir e irradiar. Sabemos bem como as mentalidades masculina e feminina são distintas e como reagem de modos diferentes perante os mesmos acontecimentos. Há que ter em conta tudo isto para que depois se saiba aproveitar e tirar o melhor rendimento de tão preciosas energias.

Caracteriza o homem, possuir uma acentuada inclinação para o mundo, para autonomia e para a aventura. São qualidades a considerar, pois podem ter grande influência no subconsciente, caso não estejam adormecidas. Sutilmente há que aproveitá-las, escolhendo ambientes favoráveis, onde elas despertem e se reanimem. Então sim, elas despontarão com nova vida, ajudando o homem abatido e desanimado, a vencer barreiras e a entregar-se com entusiasmo na conquista de um ideal.

Dentro de casa, nem sempre se encontra esse clima. Com raras exceções, quem manda é a mulher embora o marido seja o chefe da família. Na Igreja a coisa é semelhante. Predomina a mentalidade feminina. Em quanto isso, o homem é tentado a procurar outros vínculos e outros lugares. E neste impasse, vão surgindo brigas e incompreensões. Ás vezes eles até querem, mas não conseguem. Sentem-se distantes. As suas forças anímicas estão desligadas, talvez porque ainda não tenham encontrado o verdadeiro ambiente onde possam mostrar o que valem e podem. Resumidamente, eis o porquê, do Terço só para Homens.

PORQUE DO NOME - COMO FOI ESCOLHIDO O NOME THMR

Razão do nome
Terço dos Homens Mãe Rainha

No Santuário da Nova Evangelização, o Terço foi iniciado como grupo de oração e por isso ficou conhecido como Grupo de Oração Terço dos Homens, com a sigla (GOTH´S). Assim foi conhecido durante anos.

Em Março de 2007, os responsáveis do nosso Terço, o Coordenador Nacional, Carlos Alves, eu, fomos convidados a tomar parte no Simpósio sobre Mariologia, em Belém do Pará. Tratava-se de preparar a V Conferência do CELAM e da vinda do Papa Bento XVI à Aparecida. Em momento tão abençoado, pudemos os dois apresentar o Terço dos Homens no próprio Simpósio e ter também um tempo de reflexão sobre o seu andamento.

Preocupava-nos a sua grande expansão, sem possibilidade dum controle. E também nos parecia faltar algo que não só o diferenciasse como o vinculasse ao Movimento. Os padres de Schoenstatt, Joaquin Alliende (presidente da obra internacional Ajuda à Igreja que Sofre) e Alexandre Awi, presentes e também participantes no Simpósio, deram-nos uma preciosa ajuda. Acabamos por concordar que a expressão “Mãe Rainha” era a mais apropriada. Além da sua popularidade era a “palavra chave” que melhor definia e mostrava o vínculo do Terço dos Homens com o Movimento de Schoenstatt. E a expressão Grupo de Oração, foi substituída, ficando o nome oficial Terço dos Homens Mãe Rainha. No entanto como já havia vários grupos que se haviam iniciado com esta denominação, houve que respeitá-los, pois estão perfeitamente integrados no espírito do THMR. Nas suas camisas além da sigla GOTH`S, trazem normalmente estampadas a imagem da Mãe Rainha.

Os Casais França/Zilmar e Rosado/Leni com a Palestrante Maria Afonso.

Movimento Apostólico de Schoenstatt

Leni e Rosado - Casal Diocesano

Apresentação do estudo em grupos






Palestrante

Maria Afonso
Membro do Centro de Estudos Bíblicos - CEBI

Encontro de Espiritualidade

Tema: Quem é Maria de Nazaré
Local: Casa da Mãe Rainha
Realizado no dia 26/04/09